Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Você é bom em alguma coisa?

O que faz uma pessoa ser boa em alguma coisa? Será que já é determinado que cada pessoa possui um tipo de dom? Eu não acredito que seja assim. Acho que cada pessoa já tem algo em si que determina o quanto ele será boa em fazer algo. Porém não é só isso que conta. Precisa-se de treino.
Pegue o exemplo de um guepardo. As características física deste animal contribui para que o felino alcance grande velocidade em suas caçadas. O corpo flexível, patas que possuem ranhuras além da visão apurada, fazem do guepardo um excelente caçador. Mas por que ele corre tanto? Será que ele gosta de fazer isso? Foi influenciado a fazer isso ou já é algo determinado?

Voltando ao ser humano. 

Por que você é um bom escritor, engenheiro ou médico? Já perceberam que pessoas que ouviram música desde a infância costumam gostar de instrumentos musicais quando adultas, quando não, viram grandes músicos. Mas por que isso acontece? Devido a exposição diária dessa atividade, a pessoa acaba por se aperfeiçoar cada vez mais. Poderia citar várias frases de grandes filósofos para exeplificar isso. Tipo aquela dos 90% de rexona e 10% de kaiak. Eu mesmo presenciei esse fato. Sou um excelente jogador de cs (aquele jogo de tirinho, e também estratégia...), jogo desde os 10 anos, com uma pausa de uns 3 anos. É claro que todo mundo pode se encaixar nesse exemplo, mas eu jogava todo dia, seja em casa ou na lan. Fiquei e posso até ainda ficar, 20 horas olhando para aquela tela, concentrado no meu objetivo, matar os bonecos.
Agora, eu tenho certeza. Se hoje você toca algum instrumento, na tua infância foi influenciado a fazer isso. Seja porque na sua igreja, a participava do coral ou por que na sua cidade tinha aquelas bandinhas de fundo de quintal que você ouvia.
Sem contar da influência do seus pais, do seu irmão (amigo) que tocava o rebu pra tocar todos os dias.
Mas o que diferencia um medíocre de um fora de série? Um Tiririca de um Martin Luther King?

É claro que qualquer pessoa pode ser boa em qualquer coisa. Desde que treine bastante. Mas sempre há aquele dito como o melhor e o outro que sempre ocupa o segundo lugar. O fator psicológico também conta muito. Ou você se acha melhor que os outros, ou ninguém vai achar, isso não é egoísmo nem arrogância, isso é perspicácia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário